A liberdade de expressão e seus limites

Por Diogo Vinícius de Almeida Cruz

As pessoas ainda têm o hábito de fazer uso da liberdade de expressão como se fosse uma carta branca que o indivíduo tivesse para falar o que quer. Na verdade, não é bem assim. É mister salientar que o princípio constitucional da liberdade de expressão é fundamental, uma vez que o ser humano, por natureza, tende à intolerância, fazendo com que as pessoas necessitem ter o direito de combater e de falar o que quiser, inclusive, ter o direito também a ir de encontro a ideias “ortodoxas” que são firmadas ao longo do tempo.

Nesse sentido, na maioria das vezes, a sociedade tem uma posição geral e não admite que o cidadão possa ser contrário a esses pensamentos que foram perpetuados no meio social. Por conseguinte, o combate à intransigência dessas ideias se faz por meio da liberdade de expressão, que representa um princípio constitucional de “anti-ortodoxia”, uma vez que termina indo de encontro à opinião massificada.

Desse modo, as pessoas têm direito de contrariar, de criticar, e de trazer suas ideias, sendo isto imprescindível para a preservação da democracia, estando previsto na nossa querida Carta Magna, em seus incisos IV e IX do art. 5º, que “é livre a manifestação de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença.” À vista disso, a censura prévia é proibida e os indivíduos têm total direito a essa manifestação.

Porém, é importante evidenciar que essa garantia implica limites que devem ser respeitados, o que nem sempre acontece e faz com que ocorra interpretações variadas do texto constitucional, inclusive, interpretações estas que levaram algumas autoridades a achar que até fake news é liberdade de expressão. Essa interpretação não deve ser dada ao texto da constituinte.

É interessante observarmos que o Pacto de São José da Costa Rica, apesar de ser uma norma supralegal, mas tendo vigência no nosso país, consegue ser mais feliz nesse aspecto porque chega a destrinchar de modo mais eficaz o que é, de fato, a liberdade de manifestação. Nesse contexto, o pacto diz categoricamente que “a liberdade de expressão é o direito que inclui a liberdade de procurar, receber, difundir informações e ideias de qualquer natureza, sem considerações de fronteiras, verbalmente ou por escrito, ou em forma impressa ou artística ou por qualquer meio de sua escolha.”

Contudo, no artigo subsequente o Pacto de São José está expresso que “o exercício de direito previsto no inciso precedente não pode está sujeito à censura prévia, mas as responsabilidades ulteriores que devem ser expressamente previstas em lei e que façam necessárias para assegurar.” Ou seja, tal ordenamento estabelece que o cidadão não pode ser censurado por aquilo que vai dizer, mas é responsável posteriormente por aquilo que vai falar, sendo isto de suma importância para assegurar justamente o respeito dos direitos e da reputação das demais pessoas.

Destarte, diante do exposto, fica claro que não se pode, em nome dessa liberdade, ferir os direitos dos demais cidadãos, tornando-se indispensável a observância dos princípios constitucionais, seus limites e exceções, a fim de assegurar o bem estar social, bem como o equilíbrio democrático.

5/5

Somos NOTA MÁXIMA nas avaliações de clientes.

ALERTA IMPORTANTE: GOLPES ENVOLVENDO PROCESSOS JURÍDICOS!

Prezados clientes,

Criminosos estão se passando por nosso escritório e enviando mensagens fraudulentas via WhatsApp, se passando por nosso escritório ou por membros de nossa equipe e até utilizando imagens institucionais.. O golpe consiste em informar falsos créditos a receber e exigir o pagamento de taxas para sua liberação.

Caso recebam mensagens desse tipo, não respondam, bloqueiem e denunciem o contato. Para sua segurança, sigam estas orientações:

✅ Se receber uma mensagem sobre valores a receber em processos ou solicitação de pagamento para liberação de valores, desconsidere. É golpe!
Sempre confirme qualquer solicitação diretamente com nosso escritório pelos canais oficiais.
✅ Mensagens pedindo depósitos urgentes ou informações sigilosas são enviadas por criminosos. Não compartilhe seus dados!

Pedimos a gentileza de compartilhar este alerta com seus contatos que possam ser afetados.

Sua segurança é nossa prioridade!

📞 Nosso contato oficial:
+55 81 9149-4661

Fale agora conosco!