Fumar nas áreas comuns do Condomínio

Por Pedro Lustosa

Igualmente, trata-se de outro tema que, não raro, traz discussões acaloradas entre condôminos e traz dessossego aos síndicos e gestores dos Condomínios. Fica claro que é muito importante contar com assessoria de advogado especializado em direito condominial.

Analisando detidamente a questão, temos que não há qualquer impedimento da restrição do fumo nas áreas comuns do Edifício e tal fato se dá com base em legislação federal e no Regimento Interno. Explicamos.

A Lei Federal nº. 9.294/96, alterada em 14 de dezembro de 2011 pela Lei Federal 12.546/2011, expressamente prescreve:

“Art. 2º. É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público.

§3º Considera-se recinto coletivo o local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas”.

(destacamos)

De fácil inferência que as áreas comuns do Edifício são consideradas recinto coletivo pela utilização simultânea de várias pessoas, pelo que a proibição naqueles locais é extremamente razoável.

Regulamentando a citada Lei, o Decreto nº 8.262, de 31 de maio de 2014, definiu, de forma mais clara, o que vem a ser recinto coletivo fechado como:

“I – RECINTO COLETIVO FECHADO local público ou privado, acessível ao público em geral ou de uso coletivo, total ou parcialmente fechado em qualquer de seus lados por parede, divisória, teto, toldo ou telhado, de forma permanente ou provisória”. (destacamos)

Sendo assim, parece não haver qualquer dificuldade em se verificar que o Condomínio, e seus condôminos, tem direito a um ambiente inteiramente livre do fumo em suas dependências comuns.

Obviamente que que todos os condôminos precisam fiscalizar tais atos para que não haja descumprimentos, incômodos e até danos às áreas comuns. O sistema interno de câmeras também deve auxiliar neste particular.

Pelo exposto, até para evitar eventuais penalidades previstas na legislação federal apontada e para fazer valer os Regulamentos Internos do Condomínio, a proibição aos condôminos de fumar nas áreas comuns é lícita e plenamente possível.

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!

5/5

Somos NOTA MÁXIMA nas avaliações de clientes.

ALERTA IMPORTANTE: GOLPES ENVOLVENDO PROCESSOS JURÍDICOS!

Prezados clientes,

Criminosos estão se passando por nosso escritório e enviando mensagens fraudulentas via WhatsApp, se passando por nosso escritório ou por membros de nossa equipe e até utilizando imagens institucionais.. O golpe consiste em informar falsos créditos a receber e exigir o pagamento de taxas para sua liberação.

Caso recebam mensagens desse tipo, não respondam, bloqueiem e denunciem o contato. Para sua segurança, sigam estas orientações:

✅ Se receber uma mensagem sobre valores a receber em processos ou solicitação de pagamento para liberação de valores, desconsidere. É golpe!
Sempre confirme qualquer solicitação diretamente com nosso escritório pelos canais oficiais.
✅ Mensagens pedindo depósitos urgentes ou informações sigilosas são enviadas por criminosos. Não compartilhe seus dados!

Pedimos a gentileza de compartilhar este alerta com seus contatos que possam ser afetados.

Sua segurança é nossa prioridade!

📞 Nosso contato oficial:
+55 81 9149-4661

Fale agora conosco!