Fumar nas áreas comuns do Condomínio

Por Pedro Lustosa

Igualmente, trata-se de outro tema que, não raro, traz discussões acaloradas entre condôminos e traz dessossego aos síndicos e gestores dos Condomínios. Fica claro que é muito importante contar com assessoria de advogado especializado em direito condominial.

Analisando detidamente a questão, temos que não há qualquer impedimento da restrição do fumo nas áreas comuns do Edifício e tal fato se dá com base em legislação federal e no Regimento Interno. Explicamos.

A Lei Federal nº. 9.294/96, alterada em 14 de dezembro de 2011 pela Lei Federal 12.546/2011, expressamente prescreve:

“Art. 2º. É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público.

§3º Considera-se recinto coletivo o local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas”.

(destacamos)

De fácil inferência que as áreas comuns do Edifício são consideradas recinto coletivo pela utilização simultânea de várias pessoas, pelo que a proibição naqueles locais é extremamente razoável.

Regulamentando a citada Lei, o Decreto nº 8.262, de 31 de maio de 2014, definiu, de forma mais clara, o que vem a ser recinto coletivo fechado como:

“I – RECINTO COLETIVO FECHADO local público ou privado, acessível ao público em geral ou de uso coletivo, total ou parcialmente fechado em qualquer de seus lados por parede, divisória, teto, toldo ou telhado, de forma permanente ou provisória”. (destacamos)

Sendo assim, parece não haver qualquer dificuldade em se verificar que o Condomínio, e seus condôminos, tem direito a um ambiente inteiramente livre do fumo em suas dependências comuns.

Obviamente que que todos os condôminos precisam fiscalizar tais atos para que não haja descumprimentos, incômodos e até danos às áreas comuns. O sistema interno de câmeras também deve auxiliar neste particular.

Pelo exposto, até para evitar eventuais penalidades previstas na legislação federal apontada e para fazer valer os Regulamentos Internos do Condomínio, a proibição aos condôminos de fumar nas áreas comuns é lícita e plenamente possível.

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!

5/5

Somos NOTA MÁXIMA nas avaliações de clientes.

Parabéns a toda a equipe! Serviço prestado com extrema excelência e qualidade, falo com propriedade por ser cliente há mais de 10 anos.
André Ribeiro
André Ribeiro
14/06/2023
Escritório organizado com profissionais competentes. Quando fui síndico, fui muito bem acessorado por este escritório na condução das questões em geral pertinentes. Indico e recomendo. Um abraço aos advogados Dr. Pedro Lustosa e Dr. Filipe Soares.
Marcio Martins
Marcio Martins
10/06/2023
Hoje em dia é difícil você ter uma boa visão na área jurídica já que o mercantilismo prevalece em boa parte das vezes, mas se você tem o Profissionalismo e transparência as coisas se tornam mais fáceis e claras para um fechamento de um contrato. Por isso sempre indico esse conceituado grupo ao meus amigos e clientes. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Confiança e qualidade de serviço.
Camile Ferreira
Camile Ferreira
09/06/2023
Excelentes profissionais
SAULO GOMES
SAULO GOMES
08/06/2023
Além do atendimento humanizado o grupo possui profissionais gabaritados e competentes. Me sinto seguro para deliberar minhas demandas junto aos Advogados da SLC Advocacia. Dr. Pedro Lustosa, sempre comprometido e ágil no follow up, comunicando detalhes importantes acerca das solicitações.
Thiago Do Monte Almeida
Thiago Do Monte Almeida
08/06/2023
Atendimento diferenciado, mostrado conhecimento e segura. Estou muito satisfeito com o trabalho de excelência do escritório.
Diógenes Santos
Diógenes Santos
08/06/2023
Excelente experiência, muito satisfeito com o trabalho oferecido e principalmente pelo êxito apresentado ao final.
Raphael Berenguer
Raphael Berenguer
08/06/2023
Eles prezam muito a clareza nas informações, o atendimento e retorno são sempre em tempo hábil, sem falar na educação dos profissionais e resolução dos processo, em particular Dr. Pedro Lustosa
Elizangela Guerra
Elizangela Guerra
08/06/2023
Escritório excepcional, em particular Dr. Pedro Lustosa, advogado competente e bastante prestativo em todas as horas.
Bruno Moraes
Bruno Moraes
08/06/2023
Apesar do processo está em andamento não sendo finalizado está seguindo conforme o combinado. Esperando que tenhamos sucesso com um final positivo. Sou cliente sempre fico feliz com a vitória por estamos certos também pelo trabalho da equipe dos advogados muito técnicos com grande conhecimentos jurídicos. Reforçando esse comentário em 08/06/2023 recebi uma excelente notícia dos Advogados com mais uma Vitória com as mentiras da qual fui acusado provando através do trabalho de excelência do escritório SLM Advogados. Parabéns
martha fleming
martha fleming
08/06/2023
Fale agora conosco!